Um tributo

Saudações!

Finalmente resolvi montar um blog de assuntos acadêmicos. O nome dele está em inglês porque pretendo escrever postagens em inglês também… De um modo talvez um tanto aleatório, ou seja, quando for um assunto que possa ser de interesse mais amplo. Irei escrever aqui sobre assuntos relacionados a ecologia e a estatística, que são as minhas áreas de estudo. E, antes de começar a escrever, nada melhor do que fazer um tributo a outros blogs muito bons e que me inspiraram a criar ele!

Em primeiro lugar preciso citar o blog do professor Marco Mello (UFMG), Sobrevivêndo na Ciência. É um excelente blog com dicas e sugestões para cientistas iniciantes (e não tão iniciantes), falando sobre como planejar um estudo, sobe como analisar seus dados, sobre a relação aluno-orientador, etc. Recomendo a leitura dele para quem quer fazer ou está fazendo iniciação científica, mestrado, doutorado… E suspeito que ele possa ser especialmente úteis para “orientadores de primeira viagem”, auxiliando indiretamente no processo de orientar. Afinal, uma coisa é se preocupar apenas com o seu próprio projeto, mas se preocupar também com os projetos de outras pessoas requer uma visão bem mais clara de como fazer ciência, e este blog ajuda muito nisso.

(Coincidentemente, o Marco foi um dos melhores professores com quem já tive aula. Se alguém tiver oportunidade de fazer o curso de redes ecológicas dele, faça. Mesmo que você não tenha nenhuma intenção de trabalhar com redes ecológicas.) (Outros professores cujas disciplinas recomendo altamente é o professor Marco Antônio Batalha, da UFSCar, e o professor Nivaldo Nordi, também da UFSCar).

Um outro blog que tenho lido pouco, mas que parece ser muito bom, é o Dynamic Ecology. Inclusive, se você está aqui pensando “Mas por que um cientista iria gastar tempo lendo/escrevendo blogs? Ele não tem coisas mais importantes pra fazer?”, aqui está sua resposta!

Também recomendo o Recologia – Errando em Ecologia e Evolução. Um blog bastante didático sobre estatística usada em ecologia, com códigos para fazer as coisas no software R! (ouquei, tecnicamente o R é um ambiente, não exatamente um software, mas na prática podemos pensar que é um software).

E um outro blog que não poderia deixar de citar é o EcoEstudos, das doutorandas Fernanda Tibério e Talita Sampaio. O blog é exatamente isso que o título fala – estudos de ecologia, ou melhor, uma forma de auxiliar nos estudos. É um blog ainda no início, mas, por exemplo, a última postagem é um resumo bem legal dos primeiros capítulos do livro Biological Diversity, de Anne Magurran e Brian McGill.

E finalmente, posso citar os blogs de revistas, como a PLOS. Costumam ter sugestões bem interessantes para cientistas no geral.

Bem, existem muito mais blogs legais de ecologia por aí, aqui coloquei apenas alguns que eu leio ou já li e que posso recomendar com tranquilidade. E já que estamos falando de blogs, quero também indicar dois não-acadêmicos que falam de assuntos interessantes e úteis para a vida, e de cujo estilo eu gosto – o Zen Habits e o Collant Azul Royal.

Coming soon: Dicas para pedir ajuda em estatística. 😉

Anúncios

5 pensamentos sobre “Um tributo

  1. Que emoção, alguém citou meu blog heheheh. Mais alguns blogs e alguém ja vai poder fazer um agregador de blog com foco em ecologia escrito em português.
    Como disse o cara do site Quick R, o melhor exercício para aprender algo é tentar ensinar esse algo a alguém. Além de ser um excelente exercício ficar escrevendo num blog.
    Parabéns pela iniciativa 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s