Um artigo por dia?

Diversas vezes, ao longo de vários anos, li e ouvi que um(a) cientista precisa ler pelo menos um artigo científico por dia. E por muito tempo – acho que desde que entrei no doutorado, ou até antes – tentei seguir este ideal. E nunca consegui fazê-lo por mais de uma ou duas semanas por vez.

Mas eu sou um cientista… Modéstia à parte, com quatro artigos publicados este ano e com um a três artigos publicados por ano desde 2011, não sou um exímio cientistas mas também não estou muito aquém das espectativas… Então me pergunto – será um requisito mesmo ler artigos com tal frequência? Ou há outros caminhos?

Minha resposta é: não sei; mas sempre acho que há outros caminhos! Talvez ler um artigo por dia seja um ideal a ser perseguido; mas talvez não! Explico…

O que eu acredito – com base apenas na minha experiências, não tenho conversado muito a este respeito – é que cientistas precisam estar constantemente estudando, aprendendo coisas novas e/ou se aprofundando nas já conhecidas. Ou seja, não basta coletar dados da mesma maneira, submetê-los às mesmas análises e interpretar como sempre interpretou. É preciso sempre estudar sobre o que já foi feito ou está sendo feito – tanto na sua área, para aprimorar suas pesquisas, quanto em outras áreas, para inclusive melhorar as suas aulas!*

E este estudo não se limita a artigos! Sim, artigos são a melhor forma de nos mantermos atualizados na nossa área. Mas frequentemente precisamos também aprender as bases sobre uma outra área relacionada, mas diferente; ou sobre outro grupo taxonômico, ou sobre uma estratégia de análise – ou até mesmo nos aprofundar nas estratégias já conhecidas. E qual é a melhor fonte para aprender sobre um assunto diferente? Quando diponível – livros; e também artigos de revisão e artigos clássicos. Pode ser melhor ler alguns trabalhos clássicos do que muitos trabalhos recentes. Afinal, ao aprender um arte marcial nova, primeiro precisamos aprender os fundamentos. Seu terceiro dan em kendo** não vai te servir muito numa roda de capoeira se você não aprender a gingar antes.

O que eu pessoalmente tenho feito? Basicamente, 1) lido artigos referente a um assunto sobre o qual eu esteja escrevendo, e 2) estudado estatística em livros. Artigos de estatística ainda tendem a ser muito avançados pra mim, então prefiro melhorar minha base. Acho que tem funcionado. O tempo dirá. 🙂

Resumindo – talvez ler um artigo por dia não seja essencial (mas talvez seja!). Mas ficarei muito surpreso se descobrir que estudar constantemente – seja por artigos, livros, palestras, cursos… – não for considerado algo essencial para a/o cientista.

*Tem aquela frase de que um cientista precisa saber tudo sobre algo e algo sobre tudo… E parecem duas direções contraditórias. Para fazer boa pesquisa, precisamos dominar aquela área, o que requer um profundo aprofundamento*** nela. Mas, por exemplo, para dar uma disciplina para a graduação ou até mesmo para a pós-graduação é importante ter também uma visão geral, já que o conteúdo a ser passado é mais amplo. O mesmo também pode se aplicar a orientações, dependendo do seu estilo de orientar… Então eu diria que são duas linhas talvez opostas, mas essenciais para uma carreira na Universidade como ela é no Brasil. Em um centro de pesquisa, a leitura aprofundada na sua área seria mais importante – mas, por outro lado, aprender sobre outras áreas pode dar ótimas ideias; em uma instituição de ensino, como um instituto federal, leituras gerais deveriam ter maior ênfase.

**Caso alguém pergunte – não sou terceiro dan, nem segundo, nem primeiro… Não passei do quatro kyu em kendo e do segundo kyu em aikido. ^^ (iniciante é tipo quinto ou sexto kyu; faixa marrom em artes como aikido e karate é primeiro kyu; faixa preta é primeiro dan).

***Profundo aprofundamento foi profundo… rs

Deixe um comentário

