Oportunidades de bolsa no exterior

Este é um post convidado, escrito pela minha amiga Milene Alves-Eigenheer (também conhecida como Ju), da Unesp de Rio Claro. O post foi escrito em 5 de abril mas se perdeu em algum lugar do cyberespaço (acho que esqueci de ver o email) e estou colocando ele com atraso. A Milene é doutoranda em Ecologia e Biodiversidade pela UNESP Rio Claro, com grande interesse em dispersão de sementes e movimentação animal. Siga no twitter (mileneaae) ou entre em contato direto por email (mileneaae@gmail.com)

Olá pessoal,

O Pavel me convidou a escrever esse post para comentar um pouco sobre oportunidades não tão conhecidas de desenvolver seus estudos parcial ou integralmente no exterior. A intenção é mostrar que existem outras fontes de bolsas além das óbvias que já conhecemos (Capes, CNPq, Fapexx) e apresentar alguns sites que eu conheço bem, outros superficialmente em diversas áreas do conhecimento.

Segue uma lista de sites interessantes para procurar oportunidades:

Scholarship positions

Esse é um dos meus sites favoritos – ele faz uma compilação de bolsas do mundo em todas as áreas e envia 2-3 emails por semana com esse compilado. Se você não quiser ficar recebendo email, você também pode fazer uma busca direta por área, país ou tipo de bolsa. O bom de cadastrar o email é que assim que abrem oportunidades eles já enviam (mas depende de você filtrar quais lhe interessam).

Findaphd

O FindAPhd e seus irmãos FindAMaster e FindAPostDoc são outros sites que reúnem várias oportunidades de bolsas e projetos ao redor do mundo – você caça as oportunidades por área ou país. O legal desses sites é que eles tem várias dicas sobre como conseguir oportunidades e até como se aproximar de pesquisadores com quem você quer trabalhar. Eu gosto bastante =)

Research Gate

O Research Gate é tipo um facebook acadêmico – você se cadastra, segue pesquisadores que admira, divulga seus trabalhos e projetos. É bem interessante, especialmente para quem procura vagas no meio acadêmico. Lá também rola divulgação de empregos e oportunidades, e uma vez que você completou seu perfil o portal seleciona vagas que podem te interessar!

LinkedIn

O LinkedIn é parecido com o Research Gate – meio que um facebook profissional. Mas aqui aparecem vagas mais voltadas para o meio não acadêmico, como em ONGs e empresas.

Twitter

Eu estou me tornando uma grande fã do twitter. Lá você consegue ficar super conectado aos pequisadores que te interessam e fica sabendo de lançamento de artigos, assim como bolsas e empregos. Quase todos os dias eu vejo o pessoal divulgando vagas de doutorado e pós doc! Te recomendo abrir uma conta profissional mesmo, onde você divulgue seu trabalho e siga os seus pares. Não misture com o pessoal, ou você não vai dar conta de administrar 😉 Aliás, me segue lá: mileneaae [Pavel diz: Me segue também! pdodonov]

Erasmus

O Erasmus é um programa financiado pela união européia que fornece bolsas de mestrado e doutorado pleno, além de bolsas de curta duração para estudantes do mundo todo.

World Bank Scholarships

O World Bank oferece algumas oportunidades de bolsas no exterior, sendo que a Robert S. McNamara Fellowships é a mais conhecida – ela permite um estágio de pesquisa de 6 a 10 meses em alguma instituição em países que fazem parte do World Bank para estudantes de países em desenvolvimento. O seu projeto no Brasil também precisa estar de alguma maneira ligado a desenvolvimento 😉

Euraxess

O Euraxess é um portal para pesquisadores encontrarem vagas na Europa. Você vai encontrar várias oportunidades de pós doc e eventualmente de trabalhos relacionados ao meio acadêmico. É fantástico!

Santander

O Santander Universidades oferece vários tipos de bolsas em diversos países e modalidades. Tem até bolsas para graduação e oportunidades para ir estudar espanhol na Espanha! Vale a pena dar uma olhada =)

DAAD

O DAAD é o órgão alemão que financia estudantes e pesquisadores estrangeiros ou alemães para conduzir pesquisas na Alemanha ou fora dela. Eles possuem vários tipos de bolsas, incluindo bolsas de doc sanduíche de menos de um ano, de dois anos ou pleno. Eles também possuem bolsas para um curso muito legal de língua e cultura alemã, vale a pena conferir. O processo seletivo para as bolsas de doc sanduíche é concorrido e inclui (geralmente) um projeto já aprovado pelo orientador estrangeiro e uma entrevista com alunos pré-selecionados. Ah, e eles possuem uma modalidade de bolsa de curta duração (1 a 6 meses) para você fazer sua pesquisa em alguma instituição alemã.

Fundação Alexander von Humboldt

A fundação von Humboldt também financia pesquisadores e estudantes que queiram estudar na Alemanha. São processos bastante concorridos – os valores de bolsa costumam ser bons e quem é Humboldtiano sempre se mantém em contato, com congressos próprios deles e muitas parcerias produtivas. Eles possuem várias modalidades de bolsa, uma mais interessante que a outra! [Pavel diz: um pouco mais sobre Humboldt aqui]

Nuffic Neso Brazil

Esse site oferece várias oportunidades para a minha querida e amada Holanda (melhor lugar gente, vão pra lá!) e sempre tem alguma chamada aberta, especialmente para vagas de mestrado pleno. O site também tem várias informações sobre como é morar na Holanda e questões práticas relacionadas a estudar por lá.

ELAP

O ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program – é um programa do governo do meu querido Canadá (lá eu nunca estive, mas é meu país sonho de consumo, hahaha) [Pavel diz: Eu estive! Seis meses lá, incluindo campo na tundra, financiado pelo ELAP. Foi lindo. O Canadá é lindo. A pessoas no Canadá são lindas. Recomendo!]. É uma bolsa de pesquisa ou estudo voltada para América do Sul e Caribe para períodos de curta duração (4 meses para graduação, 5-6 meses para mestrado e doutorado). Eles oferecem até 10.000 dólares canadenses que devem cobrir todos os seus custos (incluindo passagem) e que é mais do que suficiente para a maioria das cidades canadenses. O processo é relativamente simples e realizado quase que totalmente pela universidade canadense. Se você for aluno de graduação a sua universidade brasileira tem que ter um acordo oficial com a instituição canadense, se for pós é mais simples.

SCCS

Se você trabalha com conservação, pare tudo o que você estava fazendo e preste atenção – PARTICIPE DA SCCS!

A Student Conference on Conservation Science (SCCS) é uma série de conferências realizadas ao redor do mundo e voltadas para conservação. Eu acabei de participar da de Cambridge (Março de 2017) e foi uma experiência única na minha vida – voltei inspirada e com aquela vontade de salvar o mundo que a gente tem em começo de carreira. Foi fantástico.

Tá, mas o post não era sobre bolsas??? Aí que a mágica acontece! A SCCS tem apoio para alunos de países em desenvolvimento desenvolverem um mês de estágio após a conferência em qualquer universidade ou ONG do Reino Unido. O processo é super simples (mas concorrido) e eles pagam todos os custos.

Fulbright

É um programa do governo norte americano que prevê o intercâmbio acadêmico entre os EUA e outros países. Sempre tem oportunidades legais em vários níveis.

Freigeist Fellowships

Imagine o pós doc dos sonhos. Pois é, é esse aqui.

Essa é uma bolsa de junior researcher da Volkswagen direcionada a todas as áreas. Sim, todas. Ela é de 5 anos. Prorrogáveis por mais 3. Sim, você leu direito! E tem um valor super interessante, com vários benefícios. O objetivo dos caras é pegar gente boa, qualificar ao máximo e mante-los empregados em instituições alemãs. Fantástico, né? Mas são só 15 bolsas por ano, você tem até 4 anos depois de defender para tentar conseguir uma e apenas uma tentativa! Pois é, não é fácil, mas também não é impossível! Alguém vai pegar essa bolsa, então vai lá e arrisca!

[Edit – Extraído dos comentários:]

EDUFI Fellowships

Se você quer ir para o polo norte e conhecer as renas, tem as EDUFI Fellowships, bolsas de doutorado pleno ou sanduíche em universidades finlandesas, e com prioridades para pessoas de alguns países, incluindo o Brasil!!

[Fim do edit]

Sites de universidades e pesquisadores

Sabe aquela universidade que você sempre sonhou? E aquele pesquisador com quem você sempre quis trabalhar? Olhe no site deles! Muitas universidades divulgam vagas de doc pleno e pos docs na seção “Jobs” e muitos pesquisadores divulgam também em seus sites pessoais. Não se assuste se na descrição da vaga dizer que é só para alunos da união europeia ou algo assim – escreva pros supervisores, arrisque! O que me leva ao próximo tópico:

Contato direto

Escreva para aquele pesquisador com quem você gostaria de trabalhar. Seja claro, diga o que você busca, manda em anexo seu currículo e uma carta de apresentação. Não tenha medo de entrar em contato – o não você já tem, sempre! Seja educado, e se necessário um pouco insistente (boa parte dos pesquisadores esquece de responder e-mails) [Pavel diz: o que faço é esperar uma semana e, se não tiver resposta, escrever outro e-mail. Aí espero mais uma semana e escrevo de novo, se não mudar de ideia. Se não tiver resposta, desisto.]. Uma grande amiga conseguiu um doc pleno com uma bolsa ótima na Austrália dessa maneira – está viajando pra lá essa semana =D

Associações de pesquisadores

Existem várias associações de pesquisadores em determinadas áreas do conhecimento que eventualmente oferecem bolsas. Já vi oportunidades da Society for Conservation Biology e da Society for Conservation GIS. Vale a pena dar uma olhada nas sociedades da sua área.

Existem muitas outras que eu não cheguei a escrever sobre (já está um post muito longo!), mas sugiro fortemente que você use nosso amigo Google para caçar oportunidades. Não desista porque está difícil de conseguir oportunidades no Brasil, tente! Esteja preparado pros nãos, eles fazem parte da vida. Seja persistente e aproveite sua experiência no exterior ao máximo!

Lembrando – não sou uma especialista no assunto, só tentei algumas dessas e acabei pegando o jeito pra buscar mais bolsas. Sempre busque mais informações no site dos caras e além! E se eu puder ajudar em algo, me escrevam!!! Se souber de outras oportunidades poste nos comentários também, quem sabe você ajuda alguém?

Abraços,

Milene Alves-Eigenheer

Anúncios

5 pensamentos sobre “Oportunidades de bolsa no exterior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s