Estudar estatística você deve, jovem Padawan.

Este é um registro raro de ensinamentos do Mestre Yoda a um jovem Padawan de ecologia, decifrado a partir de um manuscrito encontrado por um peregrino nas ruínas do Templo Jedi. Sendo um registro de ensinamentos de um grande Mestre Jedi de muito tempo atrás em uma galáxia muito distante, este texto não é uma indireta a ninguém que o autor deste blog possa conhecer. Você até pode ter mil vezes certeza que é uma indireta, mas não é.

Ah, aqui está você, jovem Padawan de Ecologia. Preste atenção, pois de muitos pesares o que vou dizer te proteger pode. E espalhe minhas palavras, pois a muitas pessoas, não só da Ecologia, úteis elas serão. Estudar estatística, você deve.

Da Estatística medo não tenha. Medo é o caminho para o Lado Negro. Medo leva à raiva. Raiva leva ao ódio. Ódio leva ao sofrimento.

No começo você deve começar. Uma arte difícil a Estatística é, e tortuosos seus caminhos são. Aprendê-la em um tempo curto possível não é. Um longo tempo de dedicação ela exige. Dedicação, e afinco no seu estudo. Caso contrário, desesperar-se você irá quando chegar a hora de analizar seus dados.

Ao planejar a sua pesquisa, antes mesmo de ir para campo, estudar estatística você deve. E continuar estudando. Ser um grande Mestre Jedi da Estatística você não precisa – muitos são os caminhos possíveis. Mas ter dela um domínio suficiente para analisar os seus próprios dados você deve.

E não pense em aprendê-la depois que a coleta dos dados terminada estiver. O tempo curto será, e fácil de usar esta ferramenta não é. Senão você será como um Cavaleiro Jedi que, ao chegar num campo de batalha, pergunta: “E este sabre de luz, como ligo ele?”.

O momento de analisar seus dados à batalha se assemelha. Chegar despreparado para o embate você não deve – senão estraçalhados você e seus companheiros serão. Por mais que haja um Mestre Jedi para auxiliar na batalha, outras batalhas ele estará lutando ao mesmo tempo, e vencer a sua batalha por você ele não pode.

E esperar sucesso de primeira você não deve. Errada sua primeira análise provavelmente estará. E talvez a segunda e a terceira. Com as falhas, não se desespere. Aprenda. O maior mestre, a falha é.

Ao seu estudo, algumas horas por semana dedique. Assim, quando a batalha chegar, domínio do seu sabre de luz você terá, e bonita sua dissertação ou tese será. Afinal, muitos meses para aprender estatística você tem, e usá-los sabiamente você deve.

Não. Não tente. Faça, ou não faça. Tentativa não há.

 

9 pensamentos sobre “Estudar estatística você deve, jovem Padawan.

  1. Pingback: Recomendações para discentes – Mais Um Blog de Ecologia e Estatística

  2. Pingback: Como estudar estatística (conselhos de Mestre Yoda) – Mais Um Blog de Ecologia e Estatística

  3. Pingback: Fazendo pesquisa em quarentena – Mais Um Blog de Ecologia e Estatística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s