anotherecoblog registrado como projeto de extensão!

Desde o final de agosto deste ano o Mais Um Blog de Ecologia e Estatística está registrado como um projeto de extensão do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. :-) Registrado sob o número 14187 pela Pró-Reitoria de Extensão desta Universidade.

E por que estou compartilhando isso como vocês? Bom, porque é algo legal e que vale ser compartilhado, uai! E também para discutir um pouco por que considero ele um projeto de extensão e por que é legal registrar tais projetos.

Por muito tempo fiquei em dúvida se este blog seria um projeto de extensão, pois este blog é direcionado mais à comunidade acadêmica. Mas isso não quer dizer que seja restrito a tal comunidade! Não tenho nenhum levantamento sobre o perfil das pessoas que lêem este blog, mas é plausível que pessoas foram do meio acadêmico leiam ele às vezes, e pessoas de áreas fora da ecologia também. E, bom, este ano já teve mais de 14000 visualizações nele; ano passado foram um total de 15688 visualizações. Eu acho que isso significa algo!

E vem uma questão, como pessoas encontram este blog? Bom, além da divulgação que eu faço e compartilhamentos, o WordPress tem uma ferramenta interessante que mostra os termos de busca que resultam neste blog ser encontrado. Interessantemente, termos que mais aparecem começam com “não consigo escrever”, que provavelmente levam a este que foi um dos primeiros posts que escrevi. Também aparecem termos de busca relacionados a estatística, e, estranhamente, um “como matar coelho”. Pior que fez sentido

Os textos mais lidos também são os sobre escrita científica e alguns mais gerais sobre estatística e organização de dados; mas não vou sistematizar estes resultados agora… Mas no geral me parece que este blog cumpre uma função ajudando pessoas a encontrar seu caminho, e essa abrangência é bem maior do que o trabalho que consigo desenvolver presencialmente.

E onde estarão as pessoas que acessam o anotherecoblog? Bom, WordPress não mostra isso muito detalhadamente, mas acho bem interessante ver que estão bem espalhadas por aí:

blogPaises

De onde o anotherecoblog foi acessado no último ano.

Enfim, esse foi um breve relato semi-narcisista discutindo porque eu acho que este blog tem sim certa importância social e pode ser considerado um projeto de extensão! Com o resguardo de que, sim, ele é direcionado a pessoas com um certo interesse em ecologia e estatística. :-)

Mas aí entra uma nova questão… Eu já publico nele desde 2013. Escrevi textos durante meu doutorado, durante meu pós-doc e continuo escrevendo. Escrevi da UFSCar, da UESC, da UFBA e até da Dalhousie. Por que registrar ele? Faz diferença? O registro vai aumentar seu alcance, ou sua utilidade para as pessoas que o acessam?

A resposta à última pergunta provavelmente é não. O alcalce é determinado pelas próprias postagens, pela divulgação e em algo pelo tempo de existência do blog. Mas o registro faz diferença sim, porque existe aquela visão – em grande parte errônea! – de que quem está na Universidade não faz extensão e só quer saber de publicar artigos científicos e dar suas aulas. Mas a gente faz extensão sim! Só que se esse trabalho de extensão não for registrado, a própria universidade não tem como saber os trabalhos que são desenvolvidos nela.

Este ano fizemos um levantamento de projetos de extensão no Instituto de Biologia, a partir da base de dados oficial da UFBA. Oras, se atividades de extensão são feitas mas não são registradas, elas não são detectadas nesses diagnósticos. Assim temos uma subrepresentação das atividades de extensão sendo realizadas de fato. E também existe o risco de se estar fazendo algo “em nome” da Universidade sem o aval da Universidade para tal.

E registrar o projeto de extensão pode estimular a assumir maior responsabilidade por ele… Eu estou agora buscando publicar entre dois e quatro posts por mês, e considero que isso faz parte das minhas atribuições. Afinal, a Universidade se baseia em ensino, pesquisa e extensão! E, por outro lado, se dedico parte do meu tempo a isso, acho importante que a UFBA saiba disso. O registro do projeto serve para tal.

Assim, eu sugiro que, caso você seja servidor ou servidora numa universidade e já desenvolve atividades de extensão, registre elas. Não sei como é o sistema para isso em outros lugares; mas, se não me falha a memória, eu demorei tipo uma hora entre entrar no sistema pela primeira vez e ter o projeto enviado para registro. Achei isso bem simples, na real; e acho que vale a pena gastar um tempinho para oficializar tais atividades. :-)

10 pensamentos sobre “anotherecoblog registrado como projeto de extensão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s