Como estudar estatística (conselhos de Mestre Yoda)

Quando o Templo Jedi foi atingido por um raio, novos textos, antes desconhecidos, vieram à tona. Um desses textos, transcrevendo ensinamentos de Mestre Yoda, está abaixo.

Estudar estatística você deve, jovem Padawan. Mas isso eu já lhe falei. Uma outra pergunta você pode me fazer. Como estudar estatística? E sobre isso, alguns conselhos tentarei lhe dar.

Yoda_Sketch011

O texto estava acompanhado por este retrato do Mestre enquanto ele proferia tais sábias palavras. O retrato é assinado por duas Padawans, Ana Beatriz Silva e viwtaria.

O primeiro conselho é: depender de um Mestre você não deve. Depender de aulas você não deve. Depender de disciplinas você não deve. Depender de cursos você não deve. Aulas não peça – peça referências.

Não quero dizer que tudo por conta própria você deve fazer. Não! Ajuda você pode e deve pedir. De pessoas mais experientes, sim; mas também de pessoas tão experientes quanto você, e até mesmo de pessoas inexperientes. Por vezes, algo que para uma pessoa difícil é, para outra fácil será. E por vezes até pessoas experientes dificuldades terão com coisas básicas. Pessoas com muitos conhecimentos estatísticos, mas que tinham dificuldade em entender o teste de qui-quadrado, eu já conheci.

Decidir o grau de profundidade com que queres entender o conteúdo você deve. Entender as fórmulas matemáticas necessário talvez não seja; entender como aquele teste foi criado dispensável pode ser. Ou não. Se um entendimento mais aprofundado você procura, atrás dele você deve ir.

Começar do começo você deve, para uma base firme adquirir. Uma torre de mil andares despenca se a base dela fraca for. Entender o que são variáveis, como operacionalizar uma hipótese, aprender a construir e interpretar gráficos, entender as medidas de estatística descritiva como média, variâncias e outras. Também entender o que são hipóteses e o que são testes de hipótese. Dedicar um tempo ao estudo do que são p-valores e significância estatística eu recomendo.

Esta base por meio de cursos e aulas adquirir você pode. Mas não se engane: assistir as aulas passivamente de pouca valia será. Estudar por conta própria você deve, e fazer as atividades propostas pelos seus mestres importante é. Tirar suas dúvidas você deve; mas para tirar dúvidas, saber quais são essas dúvidas você precisa. E sem estudar por conta própria, dúvidas você terá, mas não saberá quais elas são.

Diversas formas de estudo existem. A que funciona para mim pode não funcionar para você, e descobrir a sua própria forma você deve. Mas, como ponto de partido, uma forma de estudo irei lhe propôr.

Escolher um material de estudo você pode. Muitos materiais existem. Como livros impressos, eu recomendo os escritos de Magnusson e Mourão para começar, e os de Gotelli e Ellison para continuar os estudos. Caso o inglês você domine, um livro interessante, escrito por Richard Lowry, você pode ler na internet.

No mundo da internet, outras materiais existem. Recomendo os textos do sábio Marco Mello – muito valor tais textos tem. E neste blog, na aba “Conteúdo”, alguns materiais você encontrar também pode.*

E de muitos materiais você não precisa. Entender um livro muitas vezes é de mais valia do que ler vários, mas não assimilar seus conteúdos. Muitos livros de estatística existem, e os fundamentos essenciais grande parte deles traz.

Tendo escolhido o material, uma leitura passiva dele suficiente não será. Anotações fazer você pode; e quando fórmulas matemáticas são apresentadas, copiar elas, e buscar entender o que elas querem dizer, útil será. Mapas mentais você pode fazer, ou resumir os textos com suas próprias palavras. E no futuro essas anotações úteis lhe serão, para relembrar algo que da sua memória tenha fugido.

Estatística um assunto difícil é. Assim, dedicar algumas horas por semana a seu estudo recomendável é. Deixar para estudar na véspera da prova uma péssima escolha é!

E uma grande aliada para o seu aprendizado é a prática. Praticar você deve! Realizar análises de dados por conta própria, e interpretar seus resultados. E não tema a falha! O maior mestre a falha é. Dez vezes errar você pode, para na décima-primeira acertar. Entender por seu código não funciona, e por que ele funciona, importante é.

Ensinando, também aprendemos. Então, caso pessoas com dificuldades em entender o conteúdo você conheça, ajudá-las você pode. Tempo com isso você não perde, pois seu aprendizado também melhora. E, se sorte você tiver, com doces a pessoa lhe recompensar poderá.

E, tendo uma base, temas mais específicos estudar você pode. Por vezes você não sabe o que estudar para realizar o seu trabalho. Neste casos, a uma outra pessoa você pode perguntar, e, se a pessoa sábia for, recomendações ela poderá lhe dar. Ela poderá lhe dizer coisas como, “Estudar seleção de modelos você deve”, ou “Estudar séries temporais você deve”, ou “Estudar equações estruturais você deve”. E materiais específicos a pessoa lhe recomendar pode. Mas nada disso valor terá se uma base você não tiver.

Um resumo do que falei, vocês me pedem? Tudo bem. Um resumo fazer eu posso.

Uma base firme criar você deve.

Escolher materiais de estudo você deve. Muitos materiais igualmente bons existem. Os escritos de Magnusson (“Estatística sem Matemática”) e de Gotelli (“Princípios de Estatística em Ecologia”) eu recomendo, e os escritos do sábio Marco Mello, que a sobreviver na ciência lhe ensinam.

Fazer anotações você deve, e estudar de forma ativa.

Depender de disciplinas e aulas você não deve.

Deixar para estudar na véspera da prova você não deve.

Praticar você deve.

Ser feliz você deve, e não estudar até a exaustão. Inimigo do aprendizado, o cansaço é.

* Alguém pode me perguntar como Mestre Yoda saberia da aba “Conteúdo” deste blog. A isso, respondo apenas: ele é o Mestre Yoda. Ele saberia.

 

11 pensamentos sobre “Como estudar estatística (conselhos de Mestre Yoda)

  1. Pingback: Fazendo pesquisa em quarentena – Mais Um Blog de Ecologia e Estatística

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s